no cinema;

Ao contrário do pensamento de muitos, maquiagem, por ser maquiagem, não é igual sempre; as técnicas usadas para maquiagem cinematográfica são bem diferentes das usadas para maquiagem social, por mais que a intenção de ambas, seja expressar naturalidade. Enquanto a maquiagem social procura delinear traços do rosto como afinar o nariz com um jogo de cores um ou dois tons mais escuros que a pele de quem está sendo maquiado, a maquiagem cinematográfica também (isso quando não falamos de maquiagem de efeito, é claro), mas, delineando os traços, só que ao invés de amainar, intensifica-se as feições, pois não é naturalidade à olho nu, e sim, naturalidade do outro lado da tela (que costumam "chapar" as linhas de expressão do artista por causa da grande exposição às luzes do set de gravação, deixando parecer como se o ator fosse uma pintura em duas dimenções e não em três como planejado). Logo, a maquigem cinematográfica, foca no ponto de dar curvatura e textura ao rosto, trabalhando com as técnicas de luz e sombra da própria maquiagem, balanceando-o.

Nos anos 30, a quantidade de luz usada para iluminar uma cena era tão grande, que esse tipo de maquiagem atingiu níveis extremos com a reconstrução total do rostos dos atores, passando a redesenhar sombrancelhas, boca e bochechas.

Atualmente, a mesma técnica continua sendo utilizada, só que agora, de forma mais sutil, iluminando o que deseja marcar e escurecendo o que deseja reduzir. Assim é possível redefinir a forma do nariz, boca, olhos, contorno do rosto, etc. Os produtos utilizados para correção são: bases, sombras opacas, blushes opacos, iluminadores e bronzeadores. Como o efeito buscado é o efeito optico, o ideal é usar produtos mattes, ou seja, sem brilho, pois o brilho chama atenção para o desenho e não é essa a intenção.

Para evitar o "chapar" do rosto comentado acima, deve-se escurecer as áreas que aparecem em marrom e iluminar as que aparecem em rosa, como indica a imagem abaixo:

No cinema atual, existem duas formas de capturar imagens: em película ou digitalmente. Na película a imagem é formada atravéz de uma reação química entre grãos de nitrato de prata (ou algum outro composto) e a luz. Pela praticidade e maior qualidade e definição, o digital tem sido mais usado. A imagem digital é formada por linhas e antes de serem fabricadas as câmeras HD, a resolução das câmeras não passava de quinhentas linhas, e hoje, a quantidade de linhas dobrou. Hoje em dia existem produtos de alta definição que as mulheres têm procurado muito só porque um ou outro artista usa, mas esse tipo de cosmético não fora fabricado para uso diário, nem sequer para uma festa. É uma base artística para uso em audiovisuais de alta definição. Se não fosse a nova tecnologia cosmética para acompanhar tamanha evolução das câmeras digitais, as bases comuns não conseguiriam esconder tão bem os poros e imperfeições da pele humana.
Um grande exemplo dessa base artística para audiovisuais de alta definição é a Graftobian Hi-Def:A maquiagem melhora a visibilidade do rosto do ator e torna as características faciais mais aparentes. Assim como a roupa, a maquiagem auxilia um ator a revelar o personagem. E é justamente isso que faz do maquiador de efeitos especiais um artista de fundamental importância nas produções teatrais e cinematográficas.

Lon Chaney, ator americano conhecido como o "Homem das Mil Faces", foi também um ator gênio da arte de maquiagem, pois era ele quem criava a sua própria. A famosa caixa de maquiagem de Lon Chaney foi a precursora dos departamentos de maquiagem dos grandes estúdios.


Não importando o quão desconfortável fosse uma maquiagem, ele fazia o necessário para obter um efeito interessante.

O Corcunda de Notre-Dame - 1923, Chaney usou uma corcunda de gesso de 9 quilos para interpretar o Quasimodo. O Fantasma da Ópera de 1924 é um dos filmes mais admirados de Chaney. Ele interpretou Erik, o organista louco e desfigurado que assombrava um teatro de Paris. Ao ler o romance, Chaney observou que a descrição de Erik era de um rosto sem carne. Para obter este efeito, Chaney colou uma membrana fina e transparente que reveste o estômago de peixes sobre o nariz para puxá-lo em direção à testa. Lon Chaney foi além de um grande ator, um dos pioneiros da maquiagem de efeitos especiais e muitas de suas técnicas de maquiagem são segredos até hoje.

Antes de aplicar a maquiagem de efeito, desenha-se sobre um papel para ter uma vaga idéia de como ficará quando pronta.


Outra técnica bastante válida para se projetar uma maquiagem é a chamada Maquiagem Virtual. Consiste em se pintar no computador sobre uma foto do ator que usará a maquiagem. Desta forma será possível estimar como ficará quando for realmente feita. Geralmente são usados programas gráficos de computador como o Photoshop ou Painter, que têm a característica de trabalhar com camadas ou layers. E para facilitar a tarefa, são utilizadas mesas digitalizadoras, ficando mais fácil para se desenhar do que com o mouse. Desta forma, pode-se ter uma idéia de como o ator ficará com a maquiagem, economizando tempo e dinheiro.


E além disso, estabelece-se o objetivo que deverá ser alcançado para que o ator ou diretor identifiquem.