no filme;

O filme Labirinto do Fauno (2006), dirigido por Guillermo Del Toro é um exemplo de produção de maquiagem cinematográfica, Vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem de 2007 e indicado a muitos outros prêmios pela mesma categoria, o filme conta com um admirável impacto visual que envolve horror, fantasias e realidade.

Tendo como responsáveis por todo processo de produção da maquiagem estão David Marti e Montse Ribé. Ambos fizeram um trabalho magnífico.

Para a construção do figurino do Fauno foi necessário meses de trabalho encima de desenhos e esculturas, não era permitido que se mostrasse 1 Cm da pele humana sob a fantasia. E ainda assim seguir as exigências do diretor Guillermo de que o Fauno teria que ter uma textura e aparência de árvore. Tendo assim que transformar silicone em uma pele coberta por galhos, folhas e bolor.

Mesmo com a dificuldade do mecanismo da fantasia controlada por um motor que precisaria ficar escondido, mas pelo fato da roupa ser extremamente justa foi complicado de encontrar um lugar que fosse possível instalá-lo, então eles optaram por esconder por baixo do chifre esquerdo do fauno. Foi um trabalho muito dedicado de Montse e David e com ótimos resultados. Veja a foto:

















Outro exemplo de figurino e maquiagem no filme é o homem pálido, muito mais trabalhoso do que o fauno, só para caracterizar o ator, quatro maquiadores levavam em cerca de cinco horas.

A idéia inicial de Guillermo era que o Homem Pálido fosse um homem velho, porém a idéia foi descartada ao notar que apenas um homem velho não causaria o impacto esperado no publico. Em um esboço o diretor desenhou o mesmo homem velho só que sem um rosto, o que deu a aparência macabra esperada ao personagem.

Dar vida ao desenho de Guillermo não foi nada fácil, a pele usada para simular o corpo de um homem velho, porém exageradamente magro e com aspecto monstruoso, era justa, precisava ser confundida a pele do ator e para que isso fosse possível, foi necessário muito tempo e dedicação dos maquiadores.

Praticamente 99% do personagem foi construído através de próteses de pele. Foi usada também dentadura, e uma maquiagem que deu a impressão de que existiam fungos na boca do personagem. Tudo para torná-lo mais aterrorizante.

Este curto vídeo, mostra em poucas cenas, o processo trabalhoso que foi para tornar a maquiagem e os efeitos especiais do filme, uma obra de arte.

http://www.youtube.com/watch?v=c-sSsRaoohc&feature=fvst